Olá!

Sejam bem vindos ao Diario Exposto de Jéssica Góis! Aqui é tudo verdade esperamos ajudar. Obrigada!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

D.E.J.G TAMBÉM É CULTURA,E AGORA NO TUMBLR!


Quando João publicou o excelente artigo sobre designs exclusivos para Tumblr, nasceu ali a idéia de fazermos um tutorial passo-a-passo ensinando a criar uma conta nesta plataforma que já é uma febre entre designers, músicos, fotógrafos e gente comum.

Sendo eu a 'viciada' no Tumblr da equipe, fui incubida de minunciar o processo de criação da conta até o momento da publicação do primeiro post especialmente para aqueles que consideram o Tumblr uma rede social complicada. O artigo ficou grande e foi dividido em duas partes. Hoje você conhecerá e criará um tumblog no Tumblr.

Antes de começar o tutorial, eu preciso argumentar porque o Tumblr não é difícil de compreender e manusear. Excetuando o fato de ser todo em inglês, que é uma barreira compreensível para aqueles que não entendem a língua, a maioria dos usuários de blogs, especialmente do Blogger, estão habituados a ter tudo à mão, bem ‘mastigado’, e aí o que não é Blogger acaba sendo um bicho complicado, feio e sem graça. O que estas pessoas não sabem ou imaginam é que a graça e diversão de usar o tumblr estão em torno do valor intuitivo que ele proporciona aos seus usuários, coisa que a plataforma que o Insight usufrui não faz. Mas vamos logo ao que interessa. Vem comigo!

1) O contato com a plataforma

Ao acessar o endereço www.tumblr.com você cai direto na página inicial e é recebido com a mensagem: “A maneira mais fácil de blogar” como na imagem abaixo:


Olha o valor intuitivo aí. Passe o mouse sobre a frase e você verá as ferramentas fundamentais que concretizam a idéia de facilidade do Tumblr. Vamos conhecê-las?



1) Comentários: Este item nem preciso explicar, né? Quem usa/lê blogs conhece bem esta ferramenta.

2) Reblogs: Não quero dificultar a vida de vocês, então, farei comparações. O reblogfunciona como o Retweet, lá do Twitter. Você gosta tanto, mas tanto de um post que não publicaria melhor (ainda que haja por lá algumas correntes) e rebloga. Fácil demais.

3) Like: Não é à toa que ele vem em forma de coração. Particularmente, há momentos em que dou like e reblogo, isso num só post. Mas vale outra comparação: é como o favoritedo Twitter. Gosto do like para guardar aquelas imagens que aprecio e não quero perdê-las de vista. Há um espaço para estes posts guardados, mas isso é lá pra frente.

4) Follow: Como estar numa rede social sem seguir ninguém? Há vários meios de seguir tumblogs: buscando por palavras-chave, recebendo links recomendados por outrem, o radar e por aí vai. Não é possível estar no tumblr sem ter outras perspectivas, ainda que dentro de sua ‘lista’ de interesses. A não ser que você o utilize como forma de diário pessoal. De qualquer forma, vai de pessoa para pessoa. O botão follow estará sempre visível na parte superior de cada tumblog que você encontrar, assim como os botões like ereblog.


2) Criando uma conta no Tumblr.

Depois desta valiosa apresentação incial, vamos à parte mais aguardada: criar efetivamente uma conta no Tumblr. Esta fase é rápida. Preencha, ainda na página inicial, o simples formulário como está ilustrado na imagem a seguir e em seguida clique em “sign up and start posting!”. Lembre-se: é importante que preencha o formulário com um email válido e que utilize com freqüência.


A seguir, abrirá a série de passos para construir sua conta. Eu 'pulei' a primeira e passei logo para a segunda etapa, que faz tudo de uma só vez, como mostra a imagem a seguir.


Nesta etapa você escolhe a imagem para o seu avatar e vai direto customizar os dados de sua conta, bem como a aparência do seu Tumblr clicando em “show all appearence options”. 

Atenção: ao configurar cada item é importante clicar em "save" logo em seguida.

Configurando Info:

É aqui que você dará o nome e descrição do seu tumblog. Também pode mudar o avatar a hora que desejar. Observe:



Configurando o Theme:

Aqui você verá a vasta galeria de temas gratuitos que o Tumblr oferece. Clicando em “browse more themes” você verá muito mais opções de belos temas para o seu espaço. A instalação é muito fácil, como podem ver na imagem a seguir:



Configurando Appearence:

Alguns temas do Tumblr oferecem suporte para personalização. Escolhi um tema que ilustrasse um pouco essa ‘liberdade’.



Configurando Services:

É aquela coisa: além de partilhar o que gosta no tumblr, você pode levar além, como para o  twitter e facebook. Há ainda a configuração para leitores de feed. Legal, né?


Vai uma dica para configurar o compartilhamento no twitter: preencha seus dados nesta opção e depois de concluir e salvar vá até o customize, em sua dashboard. Preencha lá também.

Configurando Advanced

Neste campo, as configurações são tão básicas que até lembram o Blogger e Wordpress. Configure tudo ao seu gosto; número de postagens, fuso horário, links abertos em outra janela e etc.


Depois de configurar tudo do seu jeito, clique no botão “save”, que salva suas configurações e permanece na página ou clique em “save+close”, que, além de salvar tudo, vai direto pro seu painel de controle (dashboard).



Não perca no próximo artigo a etapa final da pequena série "Conhecendo o Tumblr"apresentando a dashboard e ensinando a  publicar o primeiro post.


No artigo anterior, Conhecendo o Tumblr - Parte 1, você foi apresentado ao Tumblr, viu como é fácil criar e customizar seu tumblog. Hoje você será apresentado à sua dashboard e publicará o seu primeiro post.

Quando configurou seus dados e clicou no botão "save", você foi direcionado para esta página, que é onde você passará a maior parte do tempo em que estiver brincando de tumblr, a sua dashboard. Vamos conhecê-la?

1) Conhecendo sua dashboard (painel de controle).


Na dashboard há os seguintes elementos de página. Note que destaquei os que eu considero essenciais:

1) É aqui que você escolhe que tipo de post irá publicar (ordem do menu); textos, fotos, quotes, links, conversações, áudios ou vídeos. Vale lembrar que não há nenhum tipo de limitação para cada item.

2) Área dos posts. Você verá aqui suas publicações e de outrem. É o lugar que você conhece o conteúdo das pessoas que você segue. Os botões like e reblog acompanham todas as publicações dos seus seguidos, exceto as suas e sabe por que? O tumblr não trabalha com umbiguismo.

3) É uma espécie de controle pessoal. Até meses atrás havia a conhecida tumblarity, que subia a de acordo com suas atividades no Tumblr. Saiu a tumblarity e entrou o número de seguidores, o que melhora muito mais a qualidade de postagens, na minha opinião. Aqui também você vê, além do número de pessoas que você segue, quantos posts você já deulike e campos que são inerentes ao seu blog, como o endereço da sua página, número de posts publicados, mensagens recebidas, “customize”, que te direciona até àquele painel de configurações do artigo anterior, dentre outros que pouco são utilizados.

4) O radar é uma das boas inovações do Tumblr e eu não podia deixar passar batido. Alguns posts que fiz para o Insight começou a partir daqui. São imagens aleatórias que o tumblr nos sugere, sem que haja qualquer relação com nosso conteúdo, o que é muito bom. Reblogar, favoritar e seguir os autores destas imagens fica a critério de cada um.


2) Publicando um post.

Chegou o momento mais fácil: publicar posts. No elemento 1 do item 1 deste artigo, há um menu ilustrando os tipos de publicações possíveis no Tumblr. Escolhi publicar imagem. Clique em 'photo' e esta é a página que irá abrir:


1) Escolha uma imagem de uma pasta qualquer pronto. Se quiser escrever texto abaixo da imagem que irá publicar pode ficar ainda mais informativo. Este campo não é obrigatório. Veja que abaixo do texto há várias opções, como:

a) Set a click-through link: Se você encontrou uma imagem legal e deseja dar os créditos do autor/site/blog é só clicar aqui e um campo para 'colar' o link será aberto.

b) Create post: Para simplificar: É o send do msn, o update do twitter.  É aqui que você publicará seu post, mesmo que não queira utilizar nada do campo 2, da imagem acima.

c) Cancel: Não há muito o que dizer, mas quando cancela um post que achou uó, você será direcionado para sua dashboard. Não há como capturar o post de novo nesta opção. Uma vez cancelado já é dado como perdido.

2) Aqui é possível programar as postagens e inserir marcadores para que outras pessoas encontrem seu post e consequentemente o seu tumblog. Marcando a opção "let people reply" você permitirá que outras pessoas 'respondam' à sua postagem com outra semelhante (ou não). É mais uma novidade do tumblr.

Preenchendo ou não os campos de acordo com a imagem acima, clique em 'create post'(Eu escolhi uma imagem da Kirsten Dunst,  inseri marcadores e tudo mais que tinha direito) e acontece isto:


Para ver como ficou bonitinho em sua url, clique no link que está na sidebar de sua dashboard. Tcharãn!



Extras:

goodies, localizado no menu superior da dashboard oferece vários dispositivos que podem ser associados ao seu tumblog. Selecionei o Bookmarklet para facilitar. Lembra oWe Heart it, mas acho ainda melhor. Você pode inserir descrições e editar os títulos dos links antes de compartilhar. Permite publicar imagens, textos, links, vídeos entre outras opções. Para tanto, basta arrastar o botão cinza para a barra superior do seu navegador. 



Espero que goste e usufrua desta pequena série. Qualquer dúvida ou sugestão deixe comentários e responderei o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário