Olá!

Sejam bem vindos ao Diario Exposto de Jéssica Góis! Aqui é tudo verdade esperamos ajudar. Obrigada!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Fazendo,uma breve viagem nos arquivos do meu computador...

Como comportar-se em uma entrevista de emprego!


Em uma entrevista, a primeira coisa com a qual você deve se preocupar é chegar no horário. Chegar 15 minutos antes do horário marcado é melhor ainda, pois demonstra interesse e respeito para com o entrevistado. Outro item a ser observado é a roupa. Homens, opetem belo básico, verificando sempre a vaga para a qual está se colocando à disposição, não exagere em cores ou estampas, e caso a empresa não seja adepta do terno e gravata, é claro que não precisa usa-los durante a entrevista, uma boa sugestão seria o traje social esporte, que conta com calça social sem pregas e camisas meia manga. Quanto às mulheres, muito cuidado com as roupas, o bom mesmo é ser discreta: calças sociais, ternos, camisas, ternos femininos, cores sóbrias e pouca maquiagem; falando em maquiagem, gostaria de deixar claro que você não precisa combinar a cor da sombra com a cor da roupa que vai usar, você pode aderir a tons bege a café claro, ou ainda tons rosé para o dia, e nada de brilho, reserve as sombras brilhantes para o glamour da noite.



Você pode ser um ótimo profissional, mas lembre-se do ditado "você raramente tem uma segunda chance para criar uma boa aparência". Então capriche no visual.



O segundo passo da entrevista é demonstrar quais são suas qualidades e justificar os motivos pelos quais a empresa deveria contratá-lo. Por isso, faça um planejamento antes de ir à entrevista. Raciocine sobre os objetivos da entrevista, saiba que terá de responder questões como "quem é você?", "o que já fez?", "o que seu último empregador acha de você?", "quais os resultados que você conseguiu para a empresa?" e "o que você pode fazer pela nova empresa?".



É muito importante também fazer uma pesquisa para obter o máximo de informações possíveis sobre a nova empresa, para não se frustrar depois de contratado. Jamais demonstre ansiedade durante a entrevista. Se você foi chamado é porque já passou pela primeira fase: a análise do currículo. Então não tenha medo.



Durante a entrevista, seja natural e espontâneo. Caso não entenda uma pergunta, não tenha vergonha de questionar, dizer que não entendeu a questão e pedir para o entrevistado repetir.



Apesar de estar em processo de competição com outras pessoas, procure esquecer os outros. Dê o seu melhor e se mesmo assim não for escolhido, é porque a empresa não é adequada para você. Afinal, se você se disponibilizou a ir a essa entrevista é porque você não está apenas sendo escolhido, você também está escolhendo. Portanto, é preciso haver um encontro de interesses para dar certo. Muitas vezes, as empresas não estão atrás do mais inteligente, mas daquele que mais se adapta às necessidades delas.



Para ajudar você nessa etapa, preparamos algumas dicas. Confira:



1. Pense quais são seus reais objetivos, pontos fortes e pontos fracos



2. Avalie quais os motivos que o tornam um ótimo candidato para a vaga



3. Pesquise o máximo de informações sobre a empresa. Você não está apenas sendo escolhido, você também está escolhendo



4. Preste bastante atenção no que irá usar. Prefira roupas discretas (nada de cores extravagantes, jeans, bermuda e camiseta). Mantenha o cabelo cortado e as unhas em ordem. Tenha sempre em mente que não pode exagerar na roupa (você não está indo para uma festa), nem na maquiagem. Lembre-se, você raramente tem uma segunda chance para criar uma boa aparência



5. Leve um currículo impresso



6. Chegue no horário (ou, se puder, com 15 minutos de antecedência). Caso tenha algum problema e precise chegar atrasado, avise e pergunte se há algum problema; se irá atrapalhar a agenda do entrevistador e se existe alguma outra opção



7. Irradie entusiasmo



8. Respire fundo e tente manter a calma



9. Seja natural e espontâneo



10. Olhe nos olhos. Olhe para a pessoa com quem está falando. Hoje em dia, é bastante comum que mais de uma pessoa o entreviste ao mesmo tempo



11. Não fale mal da empresa anterior, dos seus ex-colegas e, claro, do seu ex-chefe



12. Não fique mexendo em objetos, estalando muito os dedos ou olhando no relógio toda hora. Isso demonstra ansiedade.



13. Deixe o celular desligado



14. Durante a entrevista, fique atento para não deixar nenhuma pergunta sem ser respondida. Também não é aconselhável arrumar desculpas para as falhas que você cometeu ao longo da sua carreira profissional.

15. Não mude de assunto de repente

16. Não fume, não masque chicletes e nem use óculos escuros

17. Faça as suas perguntas



18. Se tiver dúvidas sobre o cargo, sobre a empresa, não tenha vergonha, pode perguntar!



19. Pergunte se há previsão para fechar a vaga



20. Confie em você. E se a resposta não for positiva, não se sinta um perdedor. Foi apenas um processo que não deu certo, mas que serviu como treino para as próximas vezes.

Milena Queiróz Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário